Venezuela: Nicolás Maduro convoca exercícios militares "Independência 2018" para 24 e 25 de fevereiro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 17 fev (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje que ordenou a realização de exercícios militares "Independência 2018", para 24 e 25 de fevereiro, para "afinar a pontaria" dos equipamentos e tropas para a defesa do país.

"Ordenei às Forças Armadas Nacionais Bolivarianas que, junto com o nosso povo, em união cívico-militar, façam operações de defesa multidimensional integral do território da nossa pátria", disse.

Nicolás Maduro falava no Estado de Vargas, a norte de Caracas, durante o trigésimo levantar da âncora e fazer-se ao mar do Navio Escola Simón Bolívar.

O Presidente da Venezuela precisou que "as operações e exercícios militares Independência 2018" vão realizar-se "no próximo sábado 24 de fevereiro e domingo 25 de fevereiro" e que o seu Governo jamais permitirá uma ingerência "imperial" contra a Venezuela.

"Vamos afinar a pontaria de todos os equipamentos, vamos afinar a pontaria de todas as tropas, vamos afinar o movimento de todos os tanques, de todos os mísseis, aviões, helicópteros, e sobretudo, afinar a pontaria da alma nacional, porque a Venezuela é uma terra sagrada", disse.

Segundo Nicolás Maduro, os exercícios terão lugar "de norte a sul, de este a oeste da Venezuela e no mar das Caraíbas".

"Não nos metemos com ninguém, mas jamais aceitaremos que a bota militar imperial estrangeira, toque o sagrado solo da pátria venezuelana, jamais!" frisou.

"Se queres a paz prepara-te para a ganhar", defendeu Nicolás Maduro, sustentando que o dizia desta maneira porque é "um pacifista, um seguidor de Mahatma Gandhi, de Nelson Mandela".

Também, "um admirador e seguidor de Martin Luther King e filho do legado do comandante Chávez" (Hugo, Presidente do país entre 1999 e 2013).

"Sou um pacifista mas sou um guerreiro da paz (...) as Forças Armadas demonstrarão ao mundo que a Venezuela se respeita (é respeitada) e é um território de independência, dignidade e paz".

FPG // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.