Federer torna-se o tenista mais idoso a alcançar o lugar de número um

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 16 fev (Lusa) -- O suíço Roger Federer regressou hoje ao primeiro lugar do ténis mundial, tornando-se o tenista mais idoso da história da modalidade a alcançar o topo do 'ranking', depois de vencer nos quartos de final do torneio de Roterdão.

O jogador suíço venceu hoje o holandês Robin Haase por 4-6, 6-1 e 6-1, destronando Rafael Nadal como número um do mundo, mais de cinco anos depois de ter perdido aquela posição.

Com 36 anos, Federer torna-se assim o mais idoso tenista (homem ou mulher) a alcançar a posição cimeira da modalidade, recorde que pertencia ao norte-americano Andre Agassi, que se tornou número um aos 33 anos.

"Tornar-me número um do mundo com quase 37 anos é absolutamente um sonho realizado. É até difícil de acreditar", comentou o jogador.

Federer detém ainda o recorde de maior número de semanas como número um (302) desde que o 'ranking' ATP foi criado, em 1973.

"Por vezes, no início, chegamos lá porque jogamos muito bem. Mais tarde conseguimos recuperar [o lugar de número um] de alguém que também merecia lá estar. E quando somos mais velhos a sensação é de termos de redobrar o esforço. Por isso, talvez esta seja a conquista com mais significado ao longo da minha carreira", disse.

PGF // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

FC Porto: Reta final da preparação para a deslocação a Chaves

O FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a contar para a 32.ª jornada do campeonato.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.