Paulo Vistas renunciou ao mandato de vereador na Câmara de Oeiras

| País
Porto Canal com Lusa

Oeiras, Lisboa, 16 jan (Lusa) - O ex-presidente da Câmara de Oeiras Paulo Vistas renunciou ao mandato de vereador no executivo municipal, informou hoje à Lusa uma fonte do movimento Independentes, Oeiras Mais à Frente (IOMAF).

Segundo a fonte do IOMAF, que pediu para não ser identificada, Paulo Vistas solicitou na quarta-feira ao presidente da câmara, Isaltino Morais, "a renúncia ao mandato de vereador" no executivo camarário.

O pedido foi aceite pelo presidente da autarquia, que convocou a número três da lista do IOMAF para assumir o cargo de vereadora, acrescentou a mesma fonte, adiantando que Paulo Vistas no pedido de renúncia ao mandato não refere qualquer motivo e "apenas invoca as questões legais".

Paulo Vistas tomou posse como vereador pelo IOMAF, que teve apenas dois eleitos nas autárquicas de 01 de outubro de 2017, mas fez-se substituir nas reuniões do executivo por Marlene Rodrigues, número três na lista do movimento para a câmara, que já era vereadora no anterior mandato.

"É um direito que lhe assiste. Cabe ao movimento, com ou sem Paulo Vistas, desenvolver o seu trabalho em prol do município de Oeiras", comentou o vereador Carlos Morgado, do IOMAF, contactado pela Lusa.

O autarca, número dois na lista liderada pelo ex-presidente da câmara, admitiu que Paulo Vistas vai fazer falta ao movimento, mas que será preciso "arranjar um outro líder", a eleger numa próxima assembleia do IOMAF.

Questionado se será candidato à liderança do movimento, Carlos Morgado respondeu que "tudo depende de como a assembleia decorrer".

Nas recentes autárquicas, Isaltino Morais foi eleito presidente da Câmara de Oeiras com maioria absoluta (41,68%), com seis mandatos, seguido do IOMAF (14,19%), com dois eleitos, e do PS (13,41%), PSD/CDS-PP/PPM (8,73%) e CDU (7,84%), com um mandato cada.

Na noite das eleições, o recandidato independente à Câmara de Oeiras admitiu que o resultado da sua candidatura ficou "aquém da expectativa" e que iria "refletir" com a sua equipa se assumiria responsabilidades num executivo liderado por Isaltino Morais.

Paulo Vistas recandidatou-se pelo IOMAF, pelo qual foi eleito em 2013, então ainda com o apoio de Isaltino Morais, de quem foi vice-presidente e que substituiu quando o autarca deixou a câmara para cumprir pena de prisão, por fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Isaltino Morais reconquistou a presidência da câmara pelo movimento Inovar Oeiras de Volta (IN-OV).

A Lusa tentou, sem sucesso, contactar Paulo Vistas.

LYFS // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.