Administração do Metro respeita protestos mas diz que cortes são "imposição legal"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 jan (Lusa) -- O Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa disse hoje respeitar os protestos dos pensionistas e reformados da empresa, mas reiterou que a suspensão do pagamento dos complementos de pensão decorre de "uma imposição legal".

Em comunicado, a administração do metro recordou que a suspensão do pagamento dos complementos de pensão de reforma e de sobrevivência durante o ano de 2014 "decorre do artigo 75º da Lei 83-C/2013, de 31 de dezembro, que aprovou o Orçamento do Estado para 20014, que o Metropolitano Lisboa está obrigado a cumprir".

Cerca de duas centenas de reformados e pensionistas do Metropolitano de Lisboa invadiram hoje pacificamente a sede da empresa e ocuparam postos de trabalho nos vários pisos do edifício, enquanto uma comissão pedia uma reunião com a administração.

Segundo disse à agência Lusa um dos reformados que se encontrava no exterior do edifício, pelas 9:30, os pensionistas e reformados, que vão sofrer cortes nos complementos de reforma, começaram a subir os vários pisos e sentaram-se às secretárias.

Em declarações à Lusa, Pedro Vazão de Almeida, da Comissão de Reformados e Pensionistas, disse que os antigos trabalhadores concentrados "não querem violência", adiantando que se trata de "uma ação simbólica".

"Trata-se de um instrumento mediático para sensibilizar a opinião pública para a situação dos reformados e pensionistas do metropolitano. Temos trabalhadores que já não têm dinheiro para pagar o lar de idosos onde vivem, pessoas que não têm dinheiro para pagar a renda da casa, os medicamentos e para comer", explicou.

Segundo Pedro Vazão de Almeida, os complementos de pensão foram instituídos em acordo de empresa em 1971 e "sempre foram incentivados pelo Governo e própria empresa, para aliciar os empregados a aceitar a pré-reforma e sair da empresa", o que foi esse o seu caso.

Também Manuel Lino, de 62 anos, que entrou em pré-reforma aos 55, disse à Lusa que se dirigiu para o local para reclamar o posto de trabalho, já que "vão avançar com os cortes dos complementos de pensão".

"Não consigo viver com estes cortes. Com o corte que vou levar passo a receber 700 euros mensais que não chegam para o empréstimo da casa, do carro, e outros bens que entretanto adquiri quando entrei em situação de pré-reforma aos 55 anos a contar com complemento. Não queremos confusão, só aquilo que é nosso por direito", frisou.

Fonte dos Recursos Humanos da empresa anunciou hoje que os trabalhadores vão começar a receber uma carta a confirmar os cortes que vão começar a ser efetuados a partir deste mês.

Diamantino Lopes, da Comissão de Reformados e Pensionistas, disse anteriormente à Lusa que os reformados e pensionistas tencionavam apresentar-se ao serviço e pedir à administração da empresa que os distribua pelos vários postos de trabalho.

"Em causa está a aprovação pelo Governo do Orçamento do Estado em que é cortado o complemento de reforma (...). Em termos brutos, estamos a falar de cortes incomportáveis entre os 40% e os 60%", explicou à Lusa Diamantino Lopes.

De acordo com o Conselho de Administração do Metropolitano ficam de fora desta disposição legal os casos em que a soma das pensões auferidas seja "igual ou superior a 600 euros mensais". Nestas situações, de acordo com a empresa, o Metropolitano de Lisboa irá pagar o complemento até que a totalidade do valor recebido pelo beneficiário atinja os 600 euros.

RCP/DD // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.