Famílias das vítimas de incêndio de Tondela com apoio desde o primeiro momento

| País
Porto Canal com Lusa

Tondela, Viseu, 16 jan (Lusa) -- Os serviços de ação social da Câmara de Tondela, em parceria com a Segurança Social e o INEM, estão, desde sábado à noite, a dar apoio às famílias das vítimas do incêndio na associação de Vila Nova da Rainha.

"Temos visitado todas as famílias e tentado dar um apoio à medida daquilo que são as necessidades de cada uma", disse hoje à agência Lusa a vereadora Sofia Ferreira, responsável pelo pelouro da ação social.

Segundo Sofia Ferreira, inicialmente houve "um apoio à crise", feito através de uma carrinha estacionada na aldeia para "apoiar todas as pessoas que pediam informações".

"Nesta fase, estamos a fazer um apoio mais individualizado, mais de domicílio. Já encontrámos algumas situações em que vamos fazer encaminhamento médico para a psiquiatria, outras de apoio mais emocional e outras de apoio mais social, de alguma reorganização social", contou.

A vereadora frisou que uma das preocupações das equipas que andam no terreno tem sido "respeitar a dor das famílias".

"Algumas não querem este apoio agora e dizem: 'Para já não precisamos, ficamos com o contacto para quando for necessário'. Nós respeitamos isso", contou, acrescentando que, nestes casos, é feito "um apoio de retaguarda" que permita perceber se a situação está controlada.

Sofia Ferreira destacou o importante papel das redes de apoio informal, constituídas pelos familiares, pelos amigos, pelos vizinhos e pelo presidente de Junta.

Este "tem um papel fundamental, porque, conhecendo todas as famílias, acaba por estabelecer connosco uma ponte que é determinante, avisando-nos em situações de necessidade", acrescentou.

A responsável pelo pelouro da ação social garantiu que o objetivo é "dar um apoio de continuidade", podendo as famílias recorrerem aos profissionais "sempre que considerem que é necessário".

A Câmara de Tondela decretou, na segunda-feira, três dias de luto municipal, na sequência do incêndio ocorrido no sábado à noite na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, que provocou oito mortos e 38 feridos.

O incêndio deflagrou numa altura em que se encontravam mais de 60 pessoas na associação a participar num torneio de sueca.

Os funerais das oito vítimas mortais realizam-se hoje.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.