Sete distritos do continente e Madeira sob aviso laranja devido à agitação marítima

Sete distritos do continente e Madeira sob aviso laranja devido à agitação marítima
| País
Porto Canal com Lusa

Sete distritos de Portugal continental e a Madeira vão estar sob aviso laranja na quarta e na quinta-feira devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa e a Madeira vão estar sob aviso laranja entre as 12:00 de quarta-feira e as 12:00 de quinta-feira devido à previsão de ondas de noroeste com 05 a 07 metros, podendo atingir os 09/11 metros de altura máxima.

Entretanto, toda a costa portuguesa e a Madeira vai estar a partir das 18:00 de hoje e até às 12:00 de quarta-feira sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas com 04 a 05 metros.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa, estão hoje fechadas à navegação as barras marítimas de Caminha, Esposende, Vila Praia de Âncora e Ericeira enquanto as barras de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão condicionadas.

Devido à agitação marítima, a Autoridade Marítima e a Marinha recomendaram, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução, bem como outras informações das capitanias dos portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha aconselhou "a população em geral que até ao final de sexta-feira se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco".

É também recomendado aos pescadores lúdicos de pesca à cana para que assumam extrema cautela, evitando pescar junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva fraca ou chuvisco, mais frequentes no litoral e até meio da tarde, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado nas terras altas, neblina ou nevoeiro, subida da temperatura mínima, que será acentuada em alguns locais, e pequena subida da máxima.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir do meio da tarde, apresentando-se geralmente pouco nublado no Algarve, vento em geral fraco do quadrante norte, tornando-se moderado a partir da tarde, possibilidade de formação de gelo ou geada em alguns locais do interior, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

Quanto às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre 04 (na Guarda) e 10 graus (no Porto) e as máximas entre 10 (na Guarda) e os 20 graus (em Faro).

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.