Sete ilhas dos Açores sob aviso vermelho devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jan (Lusa) -- O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os grupos Ocidental e Central dos Açores sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima com ondas de 10 metros.

De acordo com o IPMA, os grupos Central (ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo) vão estar sob aviso vermelho até às 12:59 de hoje devido à previsão de ondas de noroeste de 10 metros, gradualmente diminuindo para seis metros.

O IPMA colocou também o grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria) sob aviso amarelo, o segundo menos grave, por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste de sete metros, diminuindo para seis metros até às 17:59 de hoje.

Dez distritos do continente estão também hoje sob aviso vermelho devido à agitação marítima, com ondas até nove metros.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso vermelho devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a nove metros.

O aviso vermelho, que está previsto para situações meteorológicas de risco extremo, vai vigorar entre as 09:00 e as 23:59 de hoje.

Também a agitação marítima levou o IPMA a colocar a Madeira sob aviso laranja entre as 06:00 de hoje e as 11:59 de terça-feira.

Por causa da agitação marítima, oito barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

A Marinha informa que as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, S. Martinho do Porto e Figueira da Foz estão fechadas à navegação devido ao estado do mar.

Também devido à agitação marítima, a barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros e a de Aveiro a embarcações de comprimento fora a fora inferior a 35 metros.

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionamento.

O IPMA colocou os distritos Vila Real e Viseu sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, que pode ser por vezes forte e vento do quadrante sul com rajadas da ordem dos 90 a 100 quilómetros/hora nas terras altas até às 11:59 de hoje.

Sob aviso amarelo está ainda o distrito de Santarém devido à previsão de chuva entre as 00:00 e as 16:59 de terça-feira.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.