Prejuízos do tornado de Paredes ascendem a 5,5 milhões de euros

Prejuízos do tornado de Paredes ascendem a 5,5 milhões de euros
| Norte
Porto Canal

Os prejuízos provocados pelo tornado da madrugada de sábado, em Paredes, ascendem a 5,5 milhões de euros, adiantou hoje à Lusa fonte da proteção civil municipal.

Os dados são ainda preliminares e resultam do levantamento que os serviços da autarquia de Paredes e da proteção civil estão a realizar no terreno.

O presidente da câmara, Celso Ferreira, reuniu-se esta manhã com os vereadores da sua equipa para preparar a reunião do executivo de hoje à tarde, na qual se prevê que possam ser aprovadas as primeiras medidas de apoio às cerca de 60 pessoas desalojadas. Os presidentes de junta vão assistir aos trabalhos.

Segundo a fonte, continuam a chegar aos serviços da autarquia dados atualizados sobre os prejuízos em habitações e instalações de cinco empresas.

"Os telefones não param de tocar", contou.

Nas próximas horas, deverá estar concluído o dossiê que sustentará o pedido da câmara ao Governo para que seja declarada a situação de calamidade pública.

O tornado foi sentido pouco depois das 03:00 de sábado e danificou uma centena de edifícios nas freguesias de Lordelo, Vilela, Duas Igrejas e Sobrosa, numa extensão de cerca de cinco quilómetros.

Os danos também foram observados no cemitério e igreja matriz da localidade de Duas Igrejas e na cobertura do pavilhão desportivo da Escola Secundária de Vilela.

Vários automóveis também foram afetados pela intempérie.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.