Família algarvia conquista mercados ao cobrir com chocolate belga produtos regionais

| País
Porto Canal / Agências

Faro, 05 jan (Lusa) -- Uma família do Algarve criou uma empresa de produção artesanal de bombons, que junta produtos regionais, como o figo e a laranja, com chocolate belga e, além de abastecer o mercado nacional, já exporta para a Alemanha.

Um casal e duas filhas de 29 anos de idade - uma fisioterapeuta e a outra socióloga de formação -- produzem a partir da sua residência, em Loulé, "latinhas com (10 a 12) bombons especiais - chocofigo", à base de figo seco algarvio e chocolate belga.

Casca de laranja, amêndoa, farinha de alfarroba, aguardente de medronho são outros produtos típicos do Algarve que a família Guerreiro está a aproveitar para valorizar, juntando-lhes o mais famoso chocolate do mundo.

Além dos bombons, a família está também a produzir barritas 'fitness'.

O investimento inicial de cinco mil euros e instalações próprias foram suficientes para colocar em marcha a microempresa familiar que só neste Natal, segundo Baltazar Guerreiro, exportou para mercados em Berlim e Hamburgo, na Alemanha, "cerca de mil latas de Chocofigo e outras tentações do Algarve com chocolate da Bélgica".

Depois de entrar no mercado nacional em lojas gourmet e mercearias e em alguns mercados da "saudade" na Alemanha, onde a principal clientela é o emigrante português, o próximo passo é o Luxemburgo, Bélgica, França, Inglaterra, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá, adiantou à agência Lusa o chefe da família Guerreiro, de 52 anos.

"Os contactos estão feitos, agora vamos ver como corre", disse, referindo que também vão começar a trabalhar com uma cadeia de lojas gourmet em Portugal.

A ideia de juntar num produto único o figo seco e o chocolate belga surgiu em 2007, recordou Baltasar Guerreiro, que desde essa altura começou a divulgar o "Chocofigo, o Chocoamêndoa e a Chocolaranja" em feiras de artesanato.

Atualmente, vende para cidades como o Porto, Lisboa, Aveiro, Guimarães e toda a região algarvia.

"É tudo feito à mão", o mentor do projeto referindo que essa pode ser "a chave do sucesso".

CCM // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.