Pedrógão Grande: Concerto de Natal com alunos e Coro do Teatro Nacional de São Carlos

| País
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 15 dez (Lusa) - O Pavilhão Gimnodesportivo de Pedrógão Grande recebe, na quinta-feira, às 21:00, um concerto de Natal que coloca em palco alunos das escolas e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, foi hoje anunciado.

O evento conta com a participação dos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Castanheira de Pera, de Figueiró dos Vinhos e de Pedrógão Grande, que atuam com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, anuncia em comunicado o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, do Ministério da Cultura.

Segundo esta fonte, o espetáculo, considerado inédito, "junta músicos profissionais, alunos do 4.º ano e professores de educação musical, unidos pelo poder da música".

"Ao longo dos últimos dois meses, os 103 pequenos e grandes artistas, que constituem o elenco, criaram um espetáculo composto por canções de repertório tradicional português e clássicos populares, alusivos a esta época, que agora apresentam às populações da região", é explicado.

A fonte refere que a participação do Pólo da Sertã do Conservatório de Música de Coimbra "foi essencial na preparação dos alunos", e a participação da comunidade escolar da região inclui ainda os alunos da Escola Profissional da Zona do Pinhal que, através das turmas de Restauração e Bar, prepararam a ementa que será servida ao longo do dia aos alunos, cantores, técnicos e equipa técnica envolvida na preparação do espetáculo.

Em estreita colaboração com os municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande e com a Unidade de Missão de Valorização do Interior, a região "mobilizou-se no sentido de criar um espetáculo que a representasse".

O evento será transmitido por 'streaming' permitindo que todo o país possa acompanhar a iniciativa 'online' e também vão existir locais com a transmissão em direto para as comunidades dos três concelhos envolvidos.

"O Concerto de Natal 2017 é a iniciativa que marca, simbolicamente, o início de um caminho de maior diálogo e proximidade das populações e da comunidade escolar da região com as artes, através de uma estratégia de ação participada, que vem sendo definida e implementada pelas áreas governativas da Cultura e da Educação", é também sublinhado.

O concerto insere-se numa ação maior, "no sentido de trazer mais ofertas culturais ao território, que o valorizem e qualifiquem em termos de criação e fruição artística, a longo prazo".

A fonte refere ainda que é uma iniciativa que constitui "o primeiro passo para a disponibilização do Programa de Educação Estética e Artística nestes concelhos do interior do país, à semelhança do que já acontece em muitos outros, através da Direção Geral da Educação e com a colaboração indispensável de diversos organismos culturais".

Os ministérios da Cultura e da Educação "vêm desenvolvendo um conjunto de ações com o objetivo de contribuírem para uma maior e mais diversificada oferta artística e cultural em contexto escolar em todo o país", afirma o comunicado.

"Um novo caminho de parcerias e de trabalho conjunto, que reforça objetivos e ações coletivos e de todos os agentes envolvidos: administração central e local, agrupamentos escolares, organismos culturais, professores, alunos, artistas e as comunidades", conclui.

ASR // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.