Seguro acusa Governo de preparar TSU dos idosos

Seguro acusa Governo de preparar TSU dos idosos
| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PS acusou hoje o Governo de estar a preparar uma "TSU dos idosos" ao alargar a incidência da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) e defendeu que o défice aumente em 0,2 por cento.

Estas posições foram assumidas por António José Seguro no final de uma reunião com a Cáritas Portuguesa, depois de confrontado com as medidas do Governo que visam alargar a base de incidência da CES e aumentar as contribuições para a ADSE para contornar o chumbo da convergência das pensões dos funcionários públicos pelo Tribunal Constitucional.

"A nossa posição é muito simples: É necessário parar com a austeridade. Isso significa que se pode acomodar em 0,2% o défice para o próximo ano", frisou o líder socialista, considerando que as medidas do executivo configuram "uma TSU sobre os idosos".

+ notícias: Política

Livre aprova grupo de trabalho sobre primárias e quer referendo à regionalização em 2026

O 14.º Congresso do Livre aprovou este domingo 21 das 25 moções específicas apresentadas aos congressistas, que incluem a criação de um grupo de trabalho para melhorar o processo de primárias e um referendo nacional sobre a regionalização em 2026.

Rui Rocha rejeita apoio a Costa para cargo a Europa e critica proposta do PS e da AD

O presidente da IL afirmou que o partido recusa apoiar António Costa para um cargo europeu por não ter uma visão reformista e criticou propostas dos cabeças de lista do PS e AD às europeias.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.