Concelhos que representam mais de 90% da população tem mais oferta de redes de alta velocidade

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 dez (Lusa) - Os concelhos onde reside mais de 90% da população "são cobertos por três ou mais operadores" com redes de alta velocidade, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

"No final de setembro, 187 concelhos do país (60,7% do total), representando 90,2% da população, dispunham de pelo menos três operadores com redes de alta velocidade e 289 concelhos (93,8% do total) dispunham de pelo menos dois operadores em condições de fornecer serviços suportados em redes de alta velocidade", refere o regulador das telecomunicações.

No terceiro trimestre, a cobertura de redes de alta velocidade em local fixo (por via da fibra ótica ou EuroDOCSIS 3.0 [rede de cabos coaxiais]) ascendia a 77,2 por 100 alojamentos familiares clássicos, uma subida de 5,7 pontos percentuais face a igual período de 2016.

"O número de alojamentos cobertos por redes de alta velocidade atingiu 4,581 milhões, mais 8,1% do que no período homólogo", adianta a Anacom, referindo que a percentagem de alojamentos com acesso a pelo menos uma rede de fibra, era, no mínimo, de 65,8%".

No que respeita à cobertura via EuroDOCSIS 3.0, o seu mínimo era de 62,2%.

No final de setembro, "existiam 2,2 milhões de clientes residenciais que dispunham de acesso a redes de alta velocidade em local fixo, mais 14,4% do que o registado no mesmo período do ano anterior", sendo que destes mais de um terço (41,3%) estão na área metropolitana de Lisboa.

A segunda região com mais clientes é o Norte, com 31,4% do total.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Inflação desacelera em abril e economia portuguesa cresce no 1º trimestre

A taxa de inflação homóloga terá sido de 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já a economia nacional cresceu 1,4% nos primeiros três meses do ano em termos homólogos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.