Gaia e tutela assinam contrato de 3ME para reabilitação de Avintes a Oliveira do Douro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 24 nov (Lusa) - A Câmara de Vila Nova de Gaia assina hoje com a tutela um contrato de financiamento de três milhões de euros que visa a reabilitação da margem do rio Douro entre Avintes e o areinho de Oliveira do Douro.

Em causa está a continuação do projeto das Encostas do Douro, empreitada que está a ser realizada por etapas e que no total implica um investimento superior a dez milhões de euros.

De acordo com o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, o contrato que esta manhã leva ao Norte o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, servirá para garantir a ligação entre o areinho de Avintes e o de Oliveira do Douro por via ciclável e ligação pedonal.

O projeto beneficiará de fundos europeus na ordem dos 80%, cabendo à autarquia alocar 20% da verba e ainda será alvo de análise por parte do Tribunal de Contas.

"[Com este projeto] cria-se uma nova frente de rio e valoriza-se a orla ribeirinha", descreveu à agência Lusa o autarca de Gaia, destacando também a "salvaguarda de bens e as questões de segurança".

A obra tem a duração de nove meses para estar pronta no final de 2018, seguindo-se em 2019 o lançamento de outra etapa do Encostas do Douro, a relacionada com Arnelas e Crestuma-Lever.

"A expectativa é fazer todo o arranjo dos 17 quilómetros da orla ribeirinha durante este mandato", apontou Eduardo Vítor Rodrigues.

Hoje João Pedro Matos Fernandes, acompanhado pela secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, também visita a obra em curso na ribeira do Espírito Santo.

Trata-se de uma ribeira que atravessa a freguesia de Arcozelo e cuja renaturalização é, disse o autarca de Gaia, "um elemento ambiental e paisagístico fundamental".

"É uma obra que se integra no conjunto de projetos que a Câmara candidatou a reabilitação da orla marítima e zonas de segunda linha que necessitam de intervenção. Ao mesmo tempo há uma outra intervenção em Valadares para reabilitação de zona de proteção dunar", descreveu o autarca.

Eduardo Vítor Rodrigues sublinhou a importância da intervenção "atendendo às ameaças na costa por efeito da subida das águas do mar".

Neste caso a renaturalização é assumida financeiramente pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), cabendo ao Município complementar a obra no que diz respeito ao restabelecimento do espaço público e à criação de acessos.

O total de investimento ronda os 740 mil euros, 150 mil dos quais da responsabilidade da Câmara.

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.