Casamento da neta do imperador do Japão marcado para novembro de 2018

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 22 nov (Lusa) -- O casamento da princesa japonesa Mako, neta mais velha do imperador Akihito, e Kei Komuro, um ex-colega da universidade, foi marcado para 04 de novembro de 2018, anunciou hoje a agência da Casa Imperial.

A cerimónia, a ter lugar no Hotel Imperial de Tóquio, vai contar com a presença dos imperadores, Akihito e Michiko, poucos meses antes da abdicação do monarca, prevista para a primavera de 2019, confirmou um porta-voz.

O casal anunciou oficialmente o compromisso em 03 de setembro, meses depois de os 'media' o terem noticiado.

Antes das núpcias, os jovens, ambos de 26 anos, vão formalizar o compromisso através do tradicional ritual "Nosai no Gi", um ato semelhante ao de pedir formalmente a mão da noiva aos pais, marcado para 04 de março do próximo ano, informou a Casa Imperial.

A princesa Mako é a filha mais velha do príncipe Akishino, segundo filho do imperador e segundo na linha de sucessão ao trono do Crisântemo, a seguir ao príncipe herdeiro Naruhito.

Este casamento reabriu o debate sobre a necessidade de reforma da lei que rege a Casa Imperial do Japão desde 1947, a qual estabelece que as mulheres que nascem no seu seio perdem o estatuto de realeza ao casarem-se com um homem que não tenha 'sangue azul', o que tem vindo a reduzir significativamente o número dos seus membros.

O casamento de Mako irá deixar em 18 o número de membros da dinastia hereditária reinante mais antiga do mundo.

Dos 18, apenas quatro, excluindo Akihito, de 83 anos, são homens e, portanto, com acesso ao trono: o irmão do imperador, o príncipe Hitachi (81 anos), o príncipe herdeiro Naruhito (57 anos), o seu irmão Akishino (51 anos) e o príncipe Hisahito, de 11 anos e irmão mais novo da princesa Mako.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.