Presidente Xi vai chefiar "grupo dirigente" responsável pelas reformas na China

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 31 dez (Lusa) - O Presidente chinês, Xi Jinping, chefiará o "grupo dirigente" que vai supervisionar a aplicação do programa de reformas adotado o mês passado pelo Comité Central do Partido Comunista, anunciou hoje a imprensa oficial chinesa.

O referido grupo ficara responsável pela definição das principais orientações relativas à "sistemática reforma dos setores económicos, políticos, culturais, sociais e ambientais, assim como do sistema do Partido Comunista", disse a agência noticiosa Xinhua citando uma decisão do Politburo.

O novo organismo terá um estatuto superior ao do próprio Conselho de Estado, o executivo do governo chinês, evidenciando, segundo o jornal China Daily, "a determinação do país para fazer avançar as mudanças e vencer a resistência de interesses instalados".

Já em novembro, quando a direção do PCC aprovou um dos mais ambiciosos programas de reforma das últimas décadas, Xi Jinping disse que "certos departamentos" terão dificuldades em promover "um tão complexo pacote de mudanças", referiu a Xinhua.

O Comité Central do PCC reconheceu então "o papel decisivo do mercado" no "aprofundamento global" das reformas económicas em curso na China.

Xi Jinping, 60 anos, assumiu a chefia do PCC em novembro de 2013.

Representante da chamada "quinta geração de líderes da Nova China", Xi Jinping é também presidente da Comissão Militar Central.

AC // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.