IPMA eleva para laranja aviso em cinco ilhas dos Açores devido à previsão de chuva

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 19 nov (Lusa) -- O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para laranja o aviso para o grupo central do arquipélago dos Açores e alargou o aviso amarelo para o grupo oriental devido à previsão de chuva.

Segundo o IPMA, o aviso laranja para as ilhas do Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira, grupo central, vigora entre as 17:00 locais (mais uma hora em Lisboa) e as 08:00 de segunda-feira, estando previstos períodos de chuva forte.

Este aviso é antecedido de um aviso amarelo, também para precipitação, entre as 14:00 e as 17:00 de hoje, com períodos de chuva por vezes forte.

As cinco ilhas do grupo central estão igualmente com aviso amarelo para trovoada, das 14:00 de hoje até às 08:00 de segunda-feira.

Já no grupo oriental, ilhas de São Miguel e de Santa Maria, o aviso amarelo para trovoada e chuva começa às 23:00 de hoje e termina às 08:00 de segunda-feira, com períodos de chuva por vezes forte.

A delegação regional dos Açores do IPMA justifica o aviso com a existência de "uma superfície frontal fria com ondulações, com atividade moderada a forte", que irá provocar precipitação que poderá ser forte nestas ilhas e poderá ser acompanhada de trovoada.

O aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o terceiro desta escala, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

SR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.