Dias do Desassossego começam hoje a dialogar com várias artes em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 nov (Lusa) - Os livros de Fernando Pessoa e José Saramago vão dialogar com outras artes a partir de hoje, através da iniciativa "Dias do Desassossego", numa programação de música, arte urbana, oficinas, leituras e passeios literários em Lisboa.

A iniciativa conjunta da Casa Fernando Pessoa e da Fundação José Saramago acontece em terceira edição, neste formato, para celebrar dois dos maiores autores da língua portuguesa, "trazendo a literatura para as ruas de Lisboa em diálogo com outras manifestações artísticas", sublinhou a organização, quando divulgou a programação.

A programação de duas semanas - disponível no sítio 'online' www.diasdodesassossego.org -- tem na Casa Fernando Pessoa um dos palcos do evento que começa hoje, data do nascimento do escritor José Saramago (1922-2010), e termina em 30 de novembro, dia da morte do poeta, tradutor e ensaísta, autor de nascido em 1888 e falecido em 1935.

O programa começa com a performance "Uma máquina voadora movida por vontades", criada por André e. Teodósio, Rafael Esteves Martins e Ana Ribeiro, na Fundação José Saramago.

Trata-se de um trabalho para assinalar os 35 anos do romance "Memorial do Convento", e terá entrada livre para o público.

Ainda da programação constam passeios literários no fim de semana, dedicados a ambos os autores, a aula de António Mega Ferreira "Dante e do seu poema sacro", a 23 de novembro, na Casa Fernando Pessoa, as leituras "Alma em Pessoa e os outros", no 'foyer' do Teatro Nacional de São Carlos, a 26 de novembro, ou a oficina para crianças "Acontece-me um poema", da responsabilidade do poeta Miguel Cardoso, a 25 de novembro, na Casa Fernando Pessoa.

O concerto "A biblioteca dos músicos", com Filipe Melo e Filipe Raposo, previsto para 22 de novembro, vai ter lugar no Teatro Municipal São Luiz.

Da programação, que conta com cerca de duas dezenas de eventos, faz ainda parte uma exposição na Galeria das Salgadeiras, com inauguração prevista para 25 de novembro.

Intitulada "Na Penumbra", a exposição foi crida pelo fotógrafo Augusto Brázio com base num "diálogo possível" entre os poetas António Osório, autor de "A Ignorância da Morte" e "O Lugar do Amor", e Fernando Pessoa.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.