Zimbabué: África do Sul contra qualquer alteração inconstitucional de regime

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Joanesburgo, 15 nov (Lusa) -- O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, manifestou-se hoje contra qualquer mudança de regime "inconstitucional" no Zimbabué, onde o exército lançou durante a noite e madrugada uma operação destinada a "eliminar criminosos" próximos do Presidente, Robert Mugabe.

Numa declaração da presidência sul-africana lê-se que Zuma está "muito preocupado" com a situação e expressou a esperança de que os desenvolvimentos no Zimbabué não "levem a uma alteração inconstitucional do Governo".

Zuma exortou ainda as autoridades e o exército zimbabueano a "resolverem amigavelmente o impasse político" atual".

O exército do Zimbabué anunciou hoje que tem sob custódia o Presidente e a mulher, controla os edifícios oficiais e patrulha as ruas da capital, após uma noite de agitação que incluiu a tomada da televisão estatal.

A ação dos militares gerou especulação quanto a um golpe de estado, mas os apoiantes dos militares disseram tratar-se de uma "correção sem derramamento de sangue", escreve a Associated Press.

JSD // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.