Duterte diz que terrorismo ameaça a paz na Ásia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Manila, 13 nov (Lusa) -- O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou hoje que o terrorismo ameaça a paz na Ásia, durante um discurso no âmbito das reuniões da Asociação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em Manila.

Num evento com os líderes de mais de uma dezena de países da Ásia, América, Europa e Oceânia, o Presidente filipino também referiu a pirataria marítima, o tráfico de drogas e a migração como alguns dos temas a tratar nas reuniões de hoje e terça-feira.

O 'jihadismo' e o narcotráfico colocam em perigo "a prosperidade económica e a integridade das instituições e, o que é mais importante, a segurança da nossa gente", sublinhou Duterte.

'Jihadistas' do Estado Islâmico (EI) ocuparam entre maio e outubro deste ano a cidade de Marawi, no sul das Filipinas, e esse grupo radical conta com apoiantes na Indonésia e Malásia, dois países de maioria muçulmana na ASEAN.

O Presidente filipino anunciou que durante estas reuniões da ASEAN vai assinar um acordo para a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores imigrantes com vista a garantir a sua proteção social e acesso à justiça.

A ASEAN realiza hoje a cimeira do grupo, formado pela Birmânia, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname, e mais tarde vai organizar reuniões bilaterais com os Estados Unidos, China, Coreia do Sul e Japão, entre outros.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.