Síria: Grupo Estado Islâmico recupera controlo da totalidade de Boukamal

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beirute, 11 nov (Lusa) -- O grupo extremista Estado Islâmico (EI) recuperou às forças do regime sírio o controlo total de Boukamal, uma cidade estratégica no leste da Síria próxima da fronteira iraquiana, informou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"O EI recuperou totalmente Boukamal. As forças do regime e as milícias aliadas encontram-se agora a um ou dois quilómetros da periferia da cidade", disse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

Na quinta-feira, as forças do regime de Bashar al-Assad, apoiadas pela aviação russa, anunciaram ter conquistado Boukamal, a última cidade do país nas mãos do EI.

A ofensiva do regime sírio em Boukamal é realizada também por milicianos iraquianos, combatentes do movimento xiita libanês Hezbollah e Guardas da Revolução iranianos, segundo o observatório.

Mas os 'jihadistas' recuperam a totalidade da cidade hoje através de "emboscadas e de atentados com carros armadilhados, assim como ataques à bomba", indicou Rahmane.

Segundo o diretor do OSDH, o EI fez crer às forças pró-regime que tinham conseguido o controlo da cidade para depois as poder atacar melhor.

Nos últimos dias, as forças envolvidas no combate ao Estado Islâmico de um lado e do outro da fronteira sírio-iraquiana coordenaram as suas ações.

As forças iraquianas lançaram hoje uma ofensiva sobre a última bolsa 'jihadista' no país, no deserto ocidental fronteiriço à Síria.

PAL // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.