Rede de cidades euro mediterrânicas apoia Évora para Capital Europeia da Cultura

| País
Porto Canal com Lusa

Évora, 10 nov (Lusa) - A Aliança das Cidades Culturais Euro Mediterrânicas (AVEC) declarou apoio à possível candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, cujo processo está a ser desenvolvido pelo município e outras entidades do Alentejo.

A Câmara de Évora divulgou hoje que a rede AVEC manifestou disponibilidade para "apoiar e promover" a eventual candidatura da cidade alentejana, numa carta enviada ao presidente do município, Carlos Pinto de Sá.

Constituída em 1997, a AVEC, uma associação sem fins lucrativos com sede em Arles, França, reúne um conjunto de cerca de 30 cidades europeias e mediterrânicas e tem o objetivo de preservar e promover o património.

Segundo a autarquia, na carta, assinada pelo copresidente da instituição, Christian Mourisard, é reconhecido o "notável trabalho que o município tem vindo a desenvolver desde há muitos anos no sentido de posicionar a cultura e o património no coração da estratégia de um desenvolvimento urbano sustentável".

"A câmara municipal e as várias instituições que compõem a comissão executiva da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027 não podem deixar de se congratular por ter o apoio e o reconhecimento de uma instituição com tal importância no contexto internacional", pode ler-se no comunicado do município.

No dia 02 deste mês, a cidade de Évora anunciou oficialmente, em Paris, França, a sua intenção de se candidatar a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Os promotores da candidatura de Évora estão a preparar o processo e só mais tarde será decidida a sua concretização, estando a decisão sobre a Capital Europeia da Cultura em 2027 prevista para cinco anos antes, em 2022.

Em Paris, o vereador da Cultura da Câmara de Évora, Eduardo Luciano, assumiu a candidatura como "Évora/Alentejo".

A comissão executiva integra, além do município, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Agência Regional de Promoção Turística, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Direção Regional de Cultura, Fundação Eugénio de Almeida e a Universidade de Évora.

A AVEC é reconhecida como parceira oficial da Organização das Nações Unidas, para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com o estatuto de consultora para as questões da cultura e património.

A cidade de Évora concretizou a sua adesão à Aliança das Cidades Culturais Euro Mediterrânicas em 2003, sendo atualmente um membro ativo com assento no conselho de administração.

O centro histórico de Évora comemora este mês o 31.º aniversário da classificação como Património Mundial, pela UNESCO.

SYM // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.