Produção da EDP Renováveis aumenta 10% até setembro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 out (Lusa) - A produção da EDP Renováveis aumentou 10% nos primeiros nove meses do ano, tendo a empresa do grupo EDP produzido 19,8 Terawatt-hora (TWh), segundo comunicado enviado hoje à CMVM.

"O aumento da produção beneficia das adições de capacidade durante os últimos 12 meses juntamente com o maior recurso eólico", de 30%, contra 29% nos primeiros nove meses de 2016, de acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Até setembro de 2017, as operações na Europa, América do Norte e Brasil geraram 43%, 54% e 3% do total da produção.

Na Europa, a geração caiu 1% nos primeiros nove meses do ano, para 8,5TWh, "com a comparação anual impactada pelo excecional recurso eólico" registado nos primeiros nove meses de 2016 contra "um recurso eólico normalizado" no mesmo período de 2017. Em Espanha a produção desceu 6% e em Portugal caiu 5%.

Na América do Norte, a produção aumentou em 19% face ao mesmo período de 2016, totalizando 10,7 TWh, "refletindo o crescimento da capacidade instalada e o superior fator de utilização desses novos projetos", lê-se no documento.

Já no Brasil, a produção da EDPR aumentou para 564GWh como consequência das adições de capacidade com recurso eólico superior.

DF// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Inflação desacelera em abril e economia portuguesa cresce no 1º trimestre

A taxa de inflação homóloga terá sido de 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já a economia nacional cresceu 1,4% nos primeiros três meses do ano em termos homólogos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.