Cinco estradas cortadas no norte e centro do país

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 out (Lusa) -- Cinco estradas encontram-se hoje encerradas ao trânsito devido aos incêndios que atingem o norte e o centro do país, disse à Lusa o comando-geral da GNR.

No distrito da Braga, está cortada a Estrada Nacional 309, entre o quilómetro 41 e 42, na freguesia de Espinho, bem como a Estrada Municipal 585 na freguesia de Longos, em Guimarães.

No distrito da Guarda encontram-se encerradas ao trânsito a Estrada Nacional 17, na localidade de Folhadosa, a 231, em Paranhos da Beira, e a 339 em Aldeia da Serra, na freguesia do Sabugueiro, todas no concelho de Seia.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 36 mortos, sete desaparecidos e 62 feridos, dos quais 15 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

ISG (JGS) // EJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministra da Administração Interna apela para que portugueses limpem terrenos

A ministra da Administração Interna (MAI), Margarida Blasco, apelou esta segunda-feira, na Guarda, para que os os portugueses limpem os seus terrenos e ajudem a evitar a propagação dos fogos florestais no Verão.

Governo concede tolerância de ponto na tarde de Quinta-feira Santa

O Governo vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores do Estado na tarde de Quinta-feira Santa, dia 17, segundo um despacho assinado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, a que a Lusa teve esta segunda-feira acesso.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".