Voo entre Lisboa e Pico nos Açores divergiu para Faial devido ao tempo

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 14 out (Lusa) -- O voo da Azores Airlines proveniente de Lisboa com destino ao Pico, nos Açores, com 113 passageiros, divergiu esta manhã para a ilha do Faial, devido às condições meteorológicas, disse fonte da companhia aérea açoriana.

O porta-voz da SATA, António Portugal, acrescentou à agência Lusa que aqueles passageiros serão transportados durante a tarde de hoje por via marítima.

O mesmo aparelho que divergiu faria ainda a ligação entre a ilha do Pico e Lisboa, com 125 passageiros.

António Portugal adiantou ainda que o voo entre as ilhas Terceira e São Jorge, da SATA Air Açores, está atrasado, em virtude das condições meteorológicas.

A aproximação do furacão Ophelia e a passagem de uma superfície frontal fria está a condicionar o estado do tempo no arquipélago e levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir vários avisos meteorológicos para sete ilhas dos Açores.

O porta-voz da companhia aérea açoriana referiu que a transportadora não fez, para já, nenhuma reprogramação da sua operação.

O furacão Ophelia, que se deverá manter na categoria 2 durante o dia de hoje, poderá provocar rajadas de vento até 130 quilómetros/hora naquela ilha do grupo oriental do arquipélago, segundo anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"O furacão Ophelia às 09:00 [locais, mais uma hora em Lisboa] era um furacão de categoria 2, encontrava-se a cerca de 430 quilómetros ainda a sudoeste da ilha de Santa Maria, deslocava-se para nordeste e prevê-se que por volta das 18:00 se encontre a cerca de 180 quilómetros a sul da a ilha de Santa Maria", disse o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do IPMA.

O vento "poderá atingir rajadas entre 100 a 130 quilómetros por hora na ilha de Santa Maria e até 100 quilómetros por hora em São Miguel" e a aproximação do furacão e a passagem de uma superfície frontal fria levou o IPMA a emitir vários avisos meteorológicos.

Em São Miguel e Santa Maria o aviso vermelho para precipitação forte vigora entre as 18:00 e as 24:00 de hoje. Este é antecedido de um aviso laranja também para chuva a partir das 12:00 e por um amarelo até esta hora.

Nestas duas ilhas vigora também aviso laranja para vento (entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de domingo) e amarelo para agitação marítima, no mesmo período, e, ainda, de trovoada ao longo da tarde e noite.

No grupo central, Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge, o aviso vermelho mantém-se entre as 12:00 e as 18:00 para chuva forte, mas antes está sob aviso laranja. Há ainda aviso amarelo para trovoada.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O aviso laranja é o segundo da escala e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é o terceiro da escala e revela uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

APE (SR) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.