Escola pública vive clima de instabilidade intolerável - Associações de pais

| País
Porto Canal

A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) defendeu, em carta aberta ao ministro Nuno Crato, um compromisso alargado para a Educação a longo prazo e considerou “intolerável o clima de instabilidade existente atualmente” na escola pública.

“Não se pode compreender que o ano letivo ainda não esteja a funcionar em pleno no final do 1.º período, nomeadamente que existam escolas que não funcionam até às 17:30 (sem AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular), sem os necessários apoios educativos especiais e sem o adequado funcionamento da Ação Social Escolar. A escola hoje, porque global, realiza também um papel social fundamental”, defende a Confap, na carta dirigida ao ministro da Educação e Ciência, datada de 21 de dezembro e hoje divulgada à comunicação social.

Para os representantes dos pais, limitar neste período recursos das escolas no apoio às famílias, coloca em causa a igualdade de oportunidades e não ajuda a combater as desigualdades sociais.

A Confap deixa ainda críticas às criações e alterações com “frequência excessiva” de medidas educativas.

“Por isso, se lamenta que a Educação esteja cada vez mais instrumentalizada com preocupações desfocadas do essencial - as crianças e os jovens portugueses - e assim, que os partidos ainda não tenham sido capazes de assumir um compromisso para a Educação que garanta a estabilidade e um rumo das políticas educativas a longo prazo, o que se considera essencial para o superior interesse do país”, lê-se na carta.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.