Chamas lavram com intensidade em Pombal mobilizando 400 operacionais

| País
Porto Canal com Lusa

Pombal, Leiria, 06 out (Lusa) -- O incêndio florestal que hoje deflagrou, pelas 14:14, na zona de Vila Cã, no concelho de Pombal, continua esta noite a lavrar com intensidade, aproximando-se de algumas localidades, mas sem que estas tenham sido evacuadas.

As chamas progridem em direção ao concelho de Ourém (distrito de Santarém), no sentido das povoações de Lagoa de Santa Catarina e Ribeira do Fárrio, na freguesia de Abiúl (concelho de Pombal), disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

No terreno, envolvidos no combate às chamas, estão cerca de quatro centenas de operacionais.

Os meios de combate estão essencialmente preocupados em defender habitações e outro tipo de edificações, sublinhou a mesma fonte, referindo que o efetivo mobilizado para o local já foi reforçado por 12 grupos, oriundos designadamente dos distritos de Aveiro, de Santarém e de Lisboa.

Pelas 20:00, o incêndio, que cerca de uma hora pouco depois de ter deflagrado estava a ser combatido por cinco meios aéreos, mobilizava 398 operacionais e 98 meios terrestres, precisou a mesma fonte. Entretanto, com o cair da noite, os meios aéreos deixaram de operar.

O fogo teve início num povoamento florestal próximo de Pipa, na freguesia de Vila Cã, concelho de Pombal, estando já essa frente controlada, mas mantém-se ativo, em Abiul, igualmente no município de Pombal, podendo colocar "casas em perigo", disse à agência Lusa, pela mesma hora, a presidente da Junta de Freguesia de Abiul, Ana Tenente.

Também às 14:14, teve início outro incêndio, em povoamento florestal de Avelar, no concelho de Ansião, vizinho de Pombal e também do distrito de Leiria.

Este fogo, que, por "precaução", implicou a evacuação de um complexo escolar, estava, pelas 20:30, em fase de conclusão ("extinto, com pequenos focos de combustão" dentro do seu perímetro), de acordo com a página da ANPC na internet.

JEF/EYC // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.