Marcelo apresenta Portugal como país aberto às migrações, sem comentar proposta do PSD

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 set (Lusa) - O Presidente da República apresentou hoje Portugal como um país aberto às migrações, num discurso perante representantes de mais de 50 países, mas recusou depois comentar a proposta do PSD para revogar alterações à lei da imigração.

Marcelo Rebelo de Sousa introduziu este tema a meio da sua intervenção numa conferência da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) sobre envelhecimento, no Centro de Congressos de Lisboa, em que falou sobretudo em inglês.

Descrevendo o povo português como otimista, acrescentou: "Por isso é que partimos, há 500 anos, à procura de novos continentes, de novas culturas e civilizações. É por isso que temos tanta abertura em relação aos refugiados e às migrações".

"Porque o nosso povo é um povo de migrações, estamos em toda a parte pelo mundo fora. E esta maneira ecuménica de ser explica por que se estão a sentir tão felizes por estar em Portugal e nós nos estamos a sentir tão felizes por vos receber aqui", completou o chefe de Estado.

À saída desta conferência, o Presidente da República não quis, contudo, comentar a iniciativa do PSD para revogar alterações recentes à lei da imigração.

"Quando se fala de iniciativas legislativas, eu espero que cheguem ao meu gabinete. Porque, como sabem, e isso é bom, há muitas iniciativas que partem e não chegam. E eu tenho de ver como é que chegam, qual é o conteúdo", justificou.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que prefere "não comentar um propósito, uma ideia, uma iniciativa que passa pelo parlamento antes do parlamento se pronunciar e sem saber bem qual é o texto final" que eventualmente lhe chegará às mãos.

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou na quarta-feira ter dado indicações ao líder parlamentar do seu partido para apresentar na Assembleia da República um projeto para revogar as alterações introduzidas na lei da imigração - aprovadas em julho no parlamento - relativas às condições para atribuição de vistos de residência.

Esta iniciativa legislativa foi apresentada hoje no parlamento pelo deputado social-democrata e ex-ministro Luis Marques Guedes.

IEL (SMA) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.