Sernancelhe e Moimenta da Beira apresentam risco muito elevado de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jun (Lusa) -- Os concelhos de Sernancelhe e Moimenta da Beira, distrito de Viseu, estão hoje sob risco "muito elevado" de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, vários concelhos dos distritos de Aveiro, Viseu, Porto, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Évora e Faro estão sob risco "elevado".

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 42 fogos que foram combatidos por 510 operacionais, apoiados por 149 veículos.

O IPMA prevê para hoje nas regiões norte e centro céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas regiões do interior, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral, e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado nas terras altas e no litoral a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior e descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

No sul, prevê-se céu geralmente pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado por nuvens baixas até meio da manhã em especial no litoral oeste, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado a partir da tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa prevêem-se 21 graus Celsius, no Porto 17, em Faro, Santa Cruz das Flores e Ponta Delgada 20, Bragança 24, Évora, Beja, Beja e Castelo Branco 23, Funchal 22 e Angra do Heroísmo 19.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.