Reino Unido vai entregar este mês prisioneiros às autoridades afegãs

| Mundo
Porto Canal / Agências

Londres, 06 jun (Lusa) -- O Reino Unido vai entregar ainda este mês os detidos capturados pelas suas forças no Afeganistão às autoridades judiciárias locais, informou hoje o Ministério da Defesa britânico.

O ministro da Defesa britânico, Philip Hammond, suspendeu em novembro estas operações por suspeita de maus tratos dos prisioneiros nas prisões afegãs.

"Trabalhámos para encontrar uma forma segura de os transferir para a prisão" de Parwan e "esse trabalho foi feito", disse o ministro ao explicar que aquela cadeia teve parecer positivo de organizações humanitárias.

As forças britânicas no Afeganistão têm detidos cerca de 90 afegãos na sua base de Camp Bastion.

De acordo com o Ministério da Defesa britânico, as forças do Reino Unido no Afeganistão têm o direito de manter os suspeitos na prisão durante 96 horas, prazo que pode ser prolongado em "circunstâncias excecionais".

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.