Líderes de Israel e do Egito encontraram-se em Nova Iorque

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cairo, 19 set (Lusa) -- O Presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, encontrou-se com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, em Nova Iorque, no âmbito dos trabalhos da assembleia geral anual da ONU, anunciou hoje a presidência egípcia.

O encontro tinha como objetivo discutir o processo de paz israelo-palestiniano, parado desde 2014, segundo o Cairo.

O Presidente Al-Sissi sublinhou a importância de "relançar as negociações entre palestinianos e israelitas com vista a alcançar uma solução abrangente".

Segundo o comunicado, os dois líderes no seu primeiro encontro público, discutiram "formas de retomar as negociações de paz com vista a chegar a uma solução justa e global da questão palestiniana".

Durante um encontro na segunda-feira em Nova Iorque com o primeiro-ministro israelita, o Presidente norte-americano Donald Trump, que visitou Israel e os territórios palestinianos em maio, garantiu que um acordo de paz israelo-palestiniano "é possível".

Também afirmou que a administração norte-americana fará o possível para resolver o problema, apesar de todas as anteriores tentativas.

O genro e conselheiro do Presidente norte-americano, Jared Kushner, está bastante envolvido nos esforços de Washington para relançar o processo de paz, e deslocou-se novamente à região no fim de agosto.

Mas os dirigentes palestinianos escondem cada vez menos a sua frustração em relação à administração Trump, que até agora se absteve de apoiar a solução de dois estados com a criação de um estado palestiniano coexistente com Israel.

FV // ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.