Reino Unido reduz nível de alerta terrorista em Londres

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 17 set (Lusa) -- O Reino Unido reduziu hoje de "crítico" para "grave" o nível de alerta terrorista, após a detenção de dois homens presumivelmente relacionados com a explosão de sexta-feira no metro de Londres, anunciou o Governo.

A informação foi dada pela ministra da Administração Interna, Amber Rudd, segundo a qual a polícia fez progressos importantes na investigação sobre o ataque, que provocou ferimentos em 30 pessoas na estação de Parsons Green.

O nível "grave", o segundo mais alto de uma escala de cinco, significa que um ataque terrorista é altamente provável.

A ministra explicou que a decisão de reduzir o alerta foi tomada pelo centro de análise conjunto de terrorismo, composto por representantes de 16 departamentos do Governo e que tem sede nos escritórios dos serviços secretos (MI5).

"Grave significa que um ataque é altamente provável, pelo que peço a todos que estejam alerta, ainda que não alarmados", disse a responsável.

A decisão foi anunciada depois de a polícia ter detido no fim de semana dois jovens, um de 18 e outro de 21 anos, em ligação com o ataque no metro.

A primeira detenção ocorreu no sábado de manhã no porto de Dover e a segunda na noite passada, no bairro de Hounslow, perto do aeroporto de Heathrow.

A polícia não divulgou até agora nem as nacionalidades nem as identidades dos detidos.

FP // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.