Portugal produz tecnologia mais avançada de identificação química com uso na saúde

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 set (Lusa) - Portugal integra um consórcio europeu que vai desenvolver, a partir de 2018, uma tecnologia mais avançada de identificação e caracterização química, com aplicações na saúde e na indústria alimentar ou farmacêutica, indicou hoje o coordenador da equipa nacional.

O projeto, a concretizar até 2021 com um financiamento comunitário de cinco milhões de euros, consiste em aperfeiçar a tecnologia de espectrometria de massa, permitindo determinar a massa de uma molécula de um composto químico de forma mais precisa e rápida, e assim identificar e caracterizar melhor uma substância.

"É uma tecnologia que tem mais resolução, permite determinar a massa molecular com um enorme rigor, ver aquilo que outras [tecnologias] não veem", afirmou à Lusa o líder da equipa portuguesa no consórcio europeu, Carlos Cordeiro, professor do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O docente adiantou que a tecnologia será útil para projetos de investigação em curso na faculdade, como a identificação de alterações nas proteínas associadas à doença dos pezinhos, podendo ser igualmente utilizada na caracterização de novas drogas sintéticas e explosivos e na descrição da composição química do vinho ou de um medicamento.

O consórcio inclui, além da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nove universidades de França, Reino Unido, Itália, República Checa, Bélgica, Alemanha, Finlândia e Rússia e três empresas, como a principal fabricante de espectrómetros de massa.

Portugal faz parte da rede europeia de espectrometria de massa, que agrega 15 a 20 laboratórios, segundo Carlos Cordeiro.

ER // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.