Infestação de piolhos: bloco operatório de Obstetrícia do Hospital de São João só reabre na totalidade segunda-feira

Infestação de piolhos: bloco operatório de Obstetrícia do Hospital de São João só reabre na totalidade segunda-feira
| Norte
Porto Canal

Uma das duas salas que compõem o bloco operatório de Obstetrícia do Hospital de São João e que se encontra encerrada devido à infestação de piolhos de pombo, só vai ser reaberta na próxima segunda-feira, avança esta sexta-feira o Centro Hospitalar de São João em comunicado.

"O Bloco Operatório de Obstetrícia do Centro Hospitalar São João (CHSJ) é composto de duas salas operatórias, independentes da sala de partos. Na passada terça-feira, 29 de agosto, no processo normal de verificação pré-cirúrgico de uma das salas, detectou-se a existência de piolho de pombo junto a uma janela", confirma a entidade hospitalar.

O comunicado indica ainda que determinaram "o encerramento imediato dessa sala operatória para realização do processo de desinfestação e limpeza e foram verificadas condições de total segurança na outra sala operatória. Foi disponibilizada uma outra sala operatória do CHSJ, com iguais condições de qualidade e segurança, para a eventualidade de ser necessário realizar dois procedimentos cirúrgicos em simultâneo."

O Centro Hospitalar afirma que "não houve, em nenhum momento, risco acrescido para qualquer utente ou processo nem foram postos em causa os elevados padrões de qualidade e segurança".

A sala operatória intervinda só será assim reaberta na próxima segunda-feira, dia 4 de setembro.

+ notícias: Norte

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.

Aprovado curso de Medicina na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) foi autorizada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a abrir um mestrado integrado em Medicina, depois de uma primeira candidatura ter sido recusada, informou esta sexta-feira fonte da academia.