Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco estão em risco máximo de incêndio

Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco estão em risco máximo de incêndio
| País
Porto Canal com Lusa

Os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco estão esta terça-feira em risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Os restantes distritos de Portugal Continental apresentam risco elevado de incêndio, à exceção de Viseu, Coimbra e Faro, com risco muito elevado, e de Aveiro e Setúbal, com risco moderado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A maior parte do território português está hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de temperaturas elevadas.

Em Portugal Continental estão sob aviso amarelo, "devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima", os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja. A estes distritos juntam-se as ilhas da Madeira e de Porto Santo, no arquipélago da Madeira.

Este aviso está em vigor até às 20:59 de quarta-feira, no continente, e de quinta-feira, no arquipélago da Madeira.

+ notícias: País

Zelensky visita Portugal esta semana após passagem por Espanha

Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, vai estar em Portugal esta semana e deve chegar ao país na terça-feira. De recordar que a visita à Península Ibérica por parte do presidente ucraniano estava prevista para meados deste mês, mas não aconteceu.

Três pessoas detidas por especulação para concertos de Taylor Swift. Bilhetes a 1500 euros

Três pessoas foram detidas por tentarem vender bilhetes para os concertos da cantora norte-americana Taylor Swift em Portugal com um valor superior ao estipulado, revelou este sábado a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Sismo foi sentido esta madrugada na Terceira

Um sismo de magnitude 2,1 na escala de Richter foi sentido esta mdrugada na Terceira, no âmbito na crise sismovulcânica em curso na ilha, anunciou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).