Dominado fogo que queimou vasta área de pinhal em Ribeira de Pena

Dominado fogo que queimou vasta área de pinhal em Ribeira de Pena
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que queimou uma vasta área de pinhal e que deflagrou terça-feira à tarde em Agunchos, em Ribeira de Pena, foi dominado a meio da manhã desta quarta-feira, disse fonte da Proteção Civil.

Pelo terreno vão manter-se cerca de 250 operacionais, apoiados por cerca de 70 viaturas e três meios aéreos, em operações de consolidação, rescaldo e de vigilância. O reforço dos meios foi feito com grupos de Aveiro, Braga e Porto.

O presidente da Câmara de Ribeira de Pena, Rui Vaz Alves, disse à agência Lusa que o fogo queimou uma grande área de mato e floresta, essencialmente composta por pinhal.

O alerta para este fogo foi dado às 14h48 de terça-feira.

O autarca referiu que as chamas propagaram-se “muito rapidamente” numa zona de declive e de difícil acesso.

Rui Vaz Alves referiu que este fogo causou alguma preocupação, aproximou-se de algumas aldeias, no entanto disse que não foi necessário retirar pessoas.

Por volta das 22:00 de terça-feira, deflagrou um outro incêndio no concelho, em zona “muito habitada”, que, segundo o presidente, “foi dominado rapidamente”.

+ notícias: Norte

Autocarro da UNIR consumido pelas chamas em Gaia

Um autocarro da rede UNIR foi consumido pelas chamas na tarde desta terça-feira, na rua de Dom Pedro V, perto do El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia.

Arte dos Barcos Moliceiros de Aveiro inscrita em Lista de Salvaguarda Urgente da UNESCO

A arte da carpintaria naval da região de Aveiro, traduzida nos barcos moliceiros, foi inscrita esta terça-feira na lista de património imaterial em necessidade de salvaguarda urgente da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Casal acusado de triplo homicídio em Bragança condenado a 25 anos de prisão

O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi, esta terça-feira, condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.