Jovem de 16 anos morre afogado em praia fluvial da Ereira, Montemor-o-Velho

Jovem de 16 anos morre afogado em praia fluvial da Ereira, Montemor-o-Velho
| País
Porto Canal com Lusa

Um rapaz de 16 anos morreu esta quarta-feira à tarde afogado na praia fluvial de Ereira, a cerca de dois quilómetros a oeste de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, disse fonte dos bombeiros.

Em declarações à Lusa, o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Rui Couceiro, disse que o jovem, residente na Figueira da Foz, terá saltado de uma das pranchas da praia fluvial, estrutura com cerca de 2,5 metros de altura e desapareceu nas águas, sendo resgatado do fundo já sem vida.

"Disseram-nos que ainda terá tentado pedir algum socorro mas quando nos chamaram já estava no fundo", afirmou o responsável dos bombeiros.

Um mergulhador dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho foi para a água à procura do jovem "a partir do ponto para onde ele saltou" e o corpo seria encontrado "a cinco ou seis metros", no fundo da praia fluvial, localizada no centro da povoação, junto à igreja.

Rui Couceiro adiantou que as autoridades desconhecem a causa do afogamento e que o óbito foi declarado no local.

Disse ainda que o jovem, que estava acompanhado por um grupo de amigos, teria ido pela primeira vez àquela zona balnear.

A praia fluvial, denominada Esteiro da Ereira, está classificada como "água balnear própria para banhos" e é abastecida pelo canal de rega do Mondego.

Já Emílio Torrão, presidente da autarquia de Montemor-o-Velho, observou que a praia fluvial da Ereira "é uma zona de banhos já muito antiga", que tem vindo a sofrer diversos melhoramentos, incluindo a presença de um nadador-salvador.

"É a primeira vez que acontece um acidente mortal, não sabemos o que aconteceu, naquela zona [onde o jovem mergulhou] a praia fluvial tem três ou quatro metros de profundidade", frisou o autarca.

No local estiveram 10 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a GNR, que tomou conta da ocorrência.

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.