Gavião quer apoios do Governo e ser "equiparado" aos outros concelhos

| País
Porto Canal com Lusa

Gavião, Portalegre, 28 jul (Lusa) - O presidente da Câmara de Gavião, no Alentejo, José Pio (PS), exigiu hoje ao Governo que o seu concelho seja "equiparado", em termos de apoios, a todos os outros que foram fustigados pela "catástrofe dos incêndios".

"O Governo vai ter de dar, mais do que uma palavra, um gesto para nos equiparar a todos os concelhos que foram atingidos pela catástrofe dos incêndios", disse à agência Lusa o autarca socialista de Gavião, no distrito de Portalegre, onde as chamas destruíram "cerca de 80%" da área da freguesia de Belver.

O fogo em Belver deflagrou na tarde de terça-feira, no local de Ribeira de Eiras, e foi dominado e entrou em fase de resolução hoje de madrugada, não tendo causado danos pessoais, nem destruído habitações, apesar de vários aglomerados populacionais terem sido evacuados, num total de 120 pessoas retiradas de casas.

Segundo o presidente do município de Gavião, a freguesia de Belver foi atingida por uma "catástrofe", que "vai levar anos a recuperar".

"A freguesia de Belver tem sete mil hectares e arderam cinco mil", relatou José Pio, destacando a destruição de pinhal e eucaliptal.

O autarca fez questão de enaltecer o trabalho feito pelos bombeiros e pelos serviços de Proteção Civil, congratulando-se por não se terem registado vítimas.

MLM // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.