Distritos de Évora e Beja com risco 'extremo' de exposição à radição UV

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 jul (Lusa) - Os distritos de Évora e Beja apresentam hoje risco 'extremo' de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto os restantes do continente, a Madeira e o grupo Ocidental dos Açores estão em risco 'muito elevado'.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apenas os grupos Central e Oriental dos Açores apresentam um valor 'moderado' de exposição a estes raios.

O risco 'extremo' corresponde a uma situação de "perigo" aconselhando o IPMA a que se evite o mais possível a exposição ao Sol. No caso de risco 'muito elevado' é recomendado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

Para hoje o IPMA prevê uma pequena subida da temperatura mínima e vento forte com rajadas no litoral oeste e nas terras altas.

Com a subida das temperaturas, os termómetros deverão chegar aos 39.º em Beja e Évora, 38.º em Castelo Branco, 37.º em Portalegre, 36.º em Santarém, 34.º em Bragança, 33.º em Vila Real e Viseu, 32.º em Lisboa e 31.º em Coimbra.

Para os Açores esperam-se períodos de céu muito nublado e aguaceiros nos grupos Central e Ocidental.

Na Madeira é esperado céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira. O vento será moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas até meio da manhã.

SB // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.