Inspetores do SEF dão prazo ao MAI até fim de julho e ameaçam com greve

Inspetores do SEF dão prazo ao MAI até fim de julho e ameaçam com greve
| País
Porto Canal com Lusa

O sindicato que representa os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ameaçou esta terça-feira realizar uma greve caso a ministra da Administração Interna não responda, até ao final do mês do julho, às principais reivindicações destes profissionais.

O presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF (SCIF/SEF), Acácio Pereira, disse à agência Lusa que foi hoje fixado um prazo até ao fim de julho para uma resposta positiva por parte da ministra Constança Urbano de Sousa.

"Considerando estar em causa o risco de regular funcionamento da segurança interna do país, o desrespeito pelo prazo fixado levará à marcação de períodos de greve", adianta aquela estrutura sindical.

Os inspetores do SEF exigem o início das negociações da lei orgânica e estatuto profissional, abertura de concurso externo de admissão de novos funcionários e avaliação dos elementos da carreira de investigação e fiscalização do SEF para que sejam concretizadas as promoções e progressões com previsão no próximo Orçamento de Estado, além da finalização do regime de piquete e prevenção e ausência de investimento em meios materiais considerados imprescindíveis.

Acácio Pereira lamenta também "o silêncio sepulcral" da ministra da Administração Interna e "a ausência de posições concretas" em relação aos tempos de espera de passageiros nos aeroportos, à vigilância ilegal que a ANA faz com câmaras aos inspetores do SEF e à forma como os pressiona para que aligeirem os procedimentos de segurança.

O sindicato sublinha ainda que "não pode pactuar com a inconsistência, falta de diálogo e incapacidade demonstrada pela ministra da Administração Interna para resolução dos problemas públicos que afetam o SEF e os seus inspetores".

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.