Ação solidária de fotojornalistas angaria mais de 5.000 euros para bombeiros

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 jul (Lusa) - A ação solidária que um grupo de fotojornalistas e fotógrafos realizou na semana passada na sequência dos incêndios de junho, com a troca de uma fotografia por um donativo, rendeu 5.286 euros, disse hoje o fotojornalista António Cotrim.

De acordo com o repórter, impulsionador da ação de solidariedade, as cerca de 200 fotografias cedidas pelos fotojornalistas foram todas adquiridas e a verba reunida será entregue, em data a anunciar, ao comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera.

A ação "Uma imagem solidária", que aconteceu na semana passada no Museu das Telecomunicações, em Lisboa, reuniu fotografias cedidas por fotojornalistas e outros profissionais da fotografia de Portugal, Macau, Luxemburgo, Ucrânia, Alemanha, França ou Brasil.

A iniciativa aconteceu cerca de um mês depois de dois grandes incêndios terem começado em Pedrógão Grande e Góis, tendo o primeiro provocado 64 mortos e mais de 200 feridos.

Estes fogos terão afetado aproximadamente 500 habitações, 169 de primeira habitação, 205 de segunda e 117 já devolutas. Quase 50 empresas foram também afetadas, assim como os empregos de 372 pessoas.

Os prejuízos diretos dos incêndios ascendem a 193,3 milhões de euros, estimando-se em 303,5 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas que consumiram 53 mil hectares de floresta, o equivalente a cerca de 75 mil campos de futebol.

SS (JRS) // TDI

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira. Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Eurodreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

Não se registaram totalistas no sorteio desta quinta-feira do Eurodreams, contudo houve dois apostadores estrangeiros que conseguiram o segundo prémio, em que são distribuídos 2.000 euros por mês ao longo de cinco anos.

“Quem for contra a imigração, é contra o desenvolvimento do país”

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirmou que, “quem for contra a imigração, é contra o desenvolvimento do país”, sublinhando que qualquer governo deve passar pela Concertação Social para “ouvir os outros”.