Invisibilidade no território é tema de exposição no Teatro Thalia em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 jul (Lusa) - A invisibilidade na cidade e no território é o tema de uma exposição, resultado de um trabalho de investigação dos arquitetos Maria Rita Pais e Luís Santiago Baptista, com inauguração em 29 de julho no Teatro Thalia, em Lisboa.

"Viagem ao Invisível", que será inaugurada às 18:00 e ficará patente até 31 de agosto, e constitui a segunda fase de um projeto de investigação na região centro do país, de acordo com a organização.

A primeira fase compreendeu uma viagem já realizada, com artistas, arquitetos e fotógrafos, vencedora do concurso Open Call Comissariado Viagem Pop-Up, lançado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos, em novembro de 2015.

O itinerário da viagem, realizada entre 10 e 12 de junho de 2016, "percorreu uma serie de obras de natureza diversa no centro do país, convocando a invisibilidade nas suas dimensões culturais, sociais, lúdicas, étnicas, religiosas, médicas, militares, industriais e infraestruturais".

O Estaleiro Naval da Margueira (1967), a Casa Lino Gaspar, de João Andersen (1955), o Centro Comercial da Mouraria, de Carlos Duarte e José Lamas (1989), o Mosteiro da Cartuxa de Évora, de Giovanni Casalli e Felipe Terzi (1598), as Pedreiras de Vila Viçosa, as Minas de São Domingos (1858), o "Bairro dos Arquitetos" no Rodízio de Keil do Amaral, Adelino Nunes, Raul Tojal e Faria da Costa (1943) e o Panóptico do Hospital Miguel Bombarda, de José Maria, foram alguns dos visitados.

"Esta viagem não foi uma simples visita a um conjunto de espaços significativos. Explorámos as relações entre a experiência subjetiva e as suas representações históricas e artísticas: a noite passada no Hotel das Arribas cruzava-se com a projeção do filme 'The State of Things' ['O estado das coisas'], de Wim Wenders, e com uma obra de Ângela Ferreira; a entrada no Panóptico era atravessada pelas cenas finais das 'Recordações da Casa Amarela', de João César Monteiro", indicam os curadores num texto sobre o trabalho.

A segunda fase do projeto compreende, agora, uma exposição e respetivo catálogo, e os trabalhos dos artistas e investigadores que fizeram o itinerário: Ângela Ferreira, Daniel Blaufuks, Daniel Malhão, Nuno Cera, Ricardo Castro, Ricardo Jacinto, Tatiana Macedo e Pedro Bandeira, Álvaro Domingues, Inês Moreira, Spela Hudnik, Susana Oliveira e Susana Ventura.

O material apresentado, além dos desenhos dos arquitetos das obras, incluí trabalhos dos fotógrafos Armando Maia Serôdio, Artur Pastor, José Fontes, Judah Benoliel, Luís Pavão, Mário Novais, Paulo Catrica, entre outros.

A intenção do projeto passa pelo cruzamento da arquitetura, das artes e das ciências sociais e humanas na experiência e representação do espaço.

A abordagem da invisibilidade "realiza-se a partir da recolha de material documental, da convocação de obras de arte existentes, da criação de novas pelos artistas e de reflexão original pelos investigadores", segundo a organização.

Por outro lado, referem que a inclusão de um último caso de estudo, o Teatro Thalia (2012), reabilitado recentemente pelos ateliers de Gonçalo Byrne e Barbas Lopes, espaço onde se realizará a exposição, "será um manifesto neste projeto, tendo em conta as suas condições de invisibilidade, seja no seu uso original como teatro privado, seja na sua posterior condição de ruína devoluta".

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.