Mais de 29.000 pessoas afetadas por surto de febre aftosa humana no Japão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 19 jul (Lusa) -- Mais de 29.000 pessoas foram afetadas no Japão, desde o final de junho, por um surto de febre aftosa, indicou hoje um porta-voz do instituto de doenças infeciosas japonês.

Entre 03 e 09 de julho, foram detetados 18.100 novos casos da doença em três mil centros médicos japoneses, mais sete mil do que na semana anterior, disse um porta-voz, referindo os mais recentes dados disponíveis.

Especialistas advertiram já que este surto poderá alcançar os níveis de 2011, quando foi registada a maior incidência desta doença numa década.

As prefeituras japonesas mais atingidas são as de Tottoti (oeste), Miyazaki (sul), Shiga (centro) e Kochi (sul).

A febre aftosa humana, também conhecida como a doença das mãos, pés e boca, é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus, e carateriza-se por erupções cutâneas naquelas três partes do corpo. A maioria dos afetados tem entre um e dois anos de idade.

Não existe uma vacina ou tratamento específico.

FV (DM) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.