PJ acredita ter desmantelado parte de organização internacional de narcotráfico

| País
Porto Canal / Agências

Portimão, 05 jun (Lusa) - A Polícia Judiciária (PJ) acredita ter desmantelado parte de uma rede internacional de tráfico de droga que atua a partir de Espanha, com a detenção de quatro homens e a apreensão de 4,7 toneladas de haxixe ao largo do Algarve.

De acordo com o diretor da Diretoria de Faro da PJ, Mota Carmo, a operação conjunta das autoridades portuguesas e espanholas, iniciada "há algum tempo", culminou na terça-feira, com a interceção do barco de matrícula portuguesa e a apreensão de 151 fardos de haxixe e pólen de haxixe com origem em Marrocos.

A PJ crê que os quatro homens detidos, com idades entre os 30 e os 45 anos, de várias nacionalidades, "integram uma rede internacional que se dedica ao narcotráfico a partir de Espanha, país onde a organização proprietária da embarcação tem a sua sede".

De acordo com o diretor da PJ de Faro, o haxixe e o pólen de haxixe, com origem em Marrocos estava acondicionado em 151 fardos, "e não se destinaria a Portugal, seria transferido para Espanha, e eventualmente seguiria para o norte da Europa".

"Trata-se da maior apreensão de haxixe ocorrida este ano no Algarve", salientou aquele responsável.

Segundo Mota Carmo, a rede "estava sob vigilância há algum tempo", tendo a operação culminado com a interceção da antiga embarcação de pesca "Portugal Conhecido", matriculada no porto de Sesimbra, em alto mar ao largo da costa algarvia.

Os quatro homens detidos que constituíam a tripulação da embarcação, estavam desarmados e apenas um "reagiu à detenção da polícia", observou.

Nas operações de vigilância, interceção, abordagem e detenção dos tripulantes, estiveram envolvidos a PJ, o serviço de vigilância aduaneira espanhola, a Marinha e a força aérea portuguesas, e a polícia marítima.

Na opinião do diretor da PJ de Faro, os resultados no combate ao narcotráfico "ficam aquém do esperado", sublinhando que "só com a colaboração e sinergia de esforços é que é possível obter resultados".

O responsável acrescentou que os detidos deverão ser apresentados hoje ao tribunal, prosseguindo a investigação em Portugal e Espanha, "no sentido de debelar toda a organização".

JPC // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.