Alijó e Mangualde com mais de 650 bombeiros, são os maiores fogos ativos em Portugal

| Norte
Porto Canal com Lusa

Os incêndios de Alijó (Vila Real) e Mangualde (Viseu), que mobilizam mais de 650 bombeiros e cerca de 200 viaturas, são os dois maiores ativos esta segunda-feira de manhã segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com Patricia Gaspar, da ANPC, apenas os incêndios de Alijó, que pelas 08:00 tinha 465 bombeiros a combater as chamas, apoiados por 135 viaturas, e de Póvoa de Cervães, em Mangualde (Viseu), com 203 bombeiros e 61 viaturas, estavam ativos.

"São estes os dois incêndios de maior expressão e que se mantêm ativos [...]. Em Mangualde os outros dois já estão dominados", disse à Lusa a responsável.

Segundo a responsável da ANPC, pelas 08:00 estavam a ser mobilizados meios aéreos para o combate às chamas.

Depois de no domingo as autoridades terem retirado algumas pessoas das suas casas por causa da progressão dos incêndios, ao início da manhã não havia qualquer indicação de habitações ameaçadas pelas chamas em nenhum dos dois incêndios.

"Não temos indicação de nenhuma situação mais critica a destacar. Durante a tarde e início da noite de domingo houve necessidade de retirar pessoas de habitações que estavam na linha de progressão do incêndio, mas foram deslocações preventivas para locais com maior segurança", acrescentou a responsável da ANPC.

As 35 pessoas que no concelho de Alijó estiveram deslocadas no pavilhão gimnodesportivo, durante o dia de domingo, já puderam regressar às suas casas.

Também a circulação rodoviária nas estradas que tinham sido cortadas por causa do incêndio em Alijó já foi reposta, designadamente o IC5, que liga Alijó a Miranda do Douro.

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Festas de São João de Braga arrancam dentro de um mês

Arrancam no próximo dia 14 de junho as festas de São João de Braga.
A edição deste ano conta com 11 dias de programação.
A renovada Avenida da Liberdade, que esteve fechada para obras, vai ser um dos epicentros da festa.