Guarda costeira chinesa entra pela primeira vez em águas do oeste do Japão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 16 jul (Lusa) -- Dois navios da Guarda Costeira chinesa penetraram no sábado as águas territoriais do oeste do Japão, na primeira incursão deste tipo, confirmaram hoje as autoridades japonesas.

As embarcações navegaram durante poucas horas em águas japonesas próximas da ilha de Tsushima e Okinoshima, situadas no Estreito da Coreia, segundo informou a Guarda Costeira japonesa numa conferência de imprensa.

A Guarda Costeira nipónica pediu às embarcações que abandonem as suas águas, mas não indicou por que motivo nem se considerou esta ação uma intrusão ilegal.

De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, reconhece-se a navios de Estados terceiros o direito de passagem, sempre que esta aconteça em conformidade com o direito internacional e normas locais.

Barcos chineses, tanto de pesca como navios da Guarda Costeira, costumam penetrar frequentemente em águas que o Japão considera pertencerem ao seu território, em torno das ilhas islas Senkaku (Diaoyu, em chinês).

O conflito pela soberania das Senkaku, administradas por Tóquio mas reclamadas por Pequim, reacendeu desde que, em 2012, o Japão nacionalizou vários dos ilhotes desabitados.

Situadas no Mar do Sul da China, a cerca de 150 quilómetros de Taiwan e do arquipélago japonês de Okinawa, as Senkaku têm uma superfície total de sete quilómetros quadrados.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.