Óbito/Américo Amorim: Costa destaca "iniciativa constante" de um empresário que acreditava no país

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 jul (Lusa) - O primeiro-ministro considerou hoje que o empresário Américo Amorim foi um exemplo de "iniciativa constante" e que Portugal lhe deve a confiança que sempre manifestou nos portugueses, investindo e acreditando "quando outros esmoreciam".

A reação de António Costa foi publicada no portal do Governo sobre o empresário Américo Amorim, que morreu na quinta-feira aos 82 anos e que nos últimos anos surgiu na revista Forbes como o homem mais rico de Portugal.

Nascido em Mozelos, Santa Maria da Feira, em 21 de julho de 1934, Américo Ferreira de Amorim fundou com familiares a Corticeira Amorim e construiu um dos maiores impérios industriais do país.

Na sua mensagem, o primeiro-ministro frisou que Américo Amorim "mostrou sempre a característica dos empreendedores de permanente insatisfação e de procura de novas oportunidades, estendendo a sua atividade a múltiplos setores e empresas".

"Foi um exemplo de iniciativa constante, empreendendo e acreditando quando outros esmoreciam. Devemos-lhe, acima de tudo, a confiança que sempre mostrou em Portugal e nos portugueses, onde investiu e continuou a investir, e onde manteve a sede dos seus negócios, apesar de ter construído um grupo de nível mundial", apontou também António Costa.

O primeiro-ministro manifestou ainda a sua convicção de que os sucessores de Américo Amorim "saberão estar à sua altura e continuar a contribuir para desenvolver este país de que ele tanto gostava".

"Dirijo neste momento à família, em particular às suas filhas, sobrinhos e netos, a minha solidariedade", acrescentou o líder do executivo.

PMF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.