Ordem dos Enfermeiros apoia greve anunciada para 31 de julho

Ordem dos Enfermeiros apoia greve anunciada para 31 de julho
| País
Porto Canal com Lusa

A bastonária Ana Rita Cavaco disse hoje que a Ordem vai apoiar a greve dos enfermeiros especialistas anunciada para 31 de julho, salientando "não compreender a birra do Governo ao não negociar e resolver o problema".

Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia vão fazer uma greve de 31 de julho a 04 de agosto, em protesto contra o não pagamento desta especialização.

Em declarações hoje à agência Lusa, Ana Rita Cavaco disse que a Ordem dos Enfermeiros apoia a greve "por tudo o que se está a passar com os enfermeiros e no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Não entendemos esta birra. Achamos que é uma birra do Governo em não conseguir resolver e negociar com os sindicatos como faz com as outras classes profissionais. Não sei se existe algum problema por parte do Governo com os enfermeiros, mas se existe não devia existir porque são estes que estão 24 horas por dia nas instituições de saúde", sublinhou.

A bastonária frisou que esta greve não é só dos especialistas, mas de todos os enfermeiros.

"Os enfermeiros estão a avançar para uma greve geral de cinco dias e isto nunca aconteceu. Somos 70 mil inscritos na Ordem, mais de 40 mil a trabalhar no SNS e a maior classe profissional do país. Se avançam com uma greve isso deveria fazer-nos pensar enquanto pessoas", disse Ana Rita Cavaco.

Contactado pela agência Lusa, o gabinete do ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes disse "não comentar pré-anúncios de greve".

+ notícias: País

Sistema de controlo de fronteiras afetado por problemas no 'datacenter' da AIMA

O sistema de controlo de fronteiras foi esta segunda-feira afetado devido a problemas no arrefecimento do ‘datacenter’ da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA), revelou o gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.