Venezuela: Oposição lança consulta popular contra Maduro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 14 jul (Lusa) -- A oposição venezuelana organiza no domingo uma consulta popular simbólica contra o Presidente Nicolas Maduro e o seu projeto para rever a Constituição, após mais de três meses de manifestações violentas no país.

Os apoiantes do chefe de Estado estão atualmente em campanha eleitoral para a escolha, a 30 de julho, dos 545 membros da Assembleia Constituinte, que terá como missão rever a Constituição em vigor.

O projeto é firmemente rejeitado pela oposição que o vê como uma forma de contornar a Assembleia Nacional, dominada desde 2016 pela oposição.

Como parte da contestação, a oposição realiza no domingo uma consulta popular simbólica sobre a Assembleia Constituinte, em 1.600 mesas de voto em todo o país, e múltiplas manifestações e bloqueios estão previstos.

Apresentado como um ato de "desobediência civil", o voto acontece sem o aval das autoridades.

De acordo com a empresa de sondagens Datanalisis, cerca de 70% dos venezuelanos opõe-se à Assembleia Constituinte e 80% critica a gestão do chefe de Estado.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.