Três espetáculos do D.Maria II na próxima temporada do Teatro Baltazar Dias do Funchal

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 13 jul (Lusa) -- O Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, recebe na próxima temporada artística, que se inicia a 08 de setembro, três espetáculos do Teatro D.Maria II, no âmbito da Rede Eunice, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Uma nota hoje divulgada pelo município funchalense adianta que no principal palco da cidade vão ser apresentados, integradas na Rede Eunice, o projeto criado para "disseminar pelo país o que de melhor se faz no teatro português", as peças "Lear" (janeiro), "Sweet Home Europe" (maio) e "Montanha Russa" (junho), integradas no programa de itinerância do teatro nacional, em 2018, batizada em homenagem à atriz Eunice Muñoz.

O presidente do município do Funchal, Paulo Cafôfo, destaca o esforço feito para "revitalizar Baltazar Dias, ao longo destes quatro anos, seja a nível de infraestruturas, de eventos e, naturalmente, de opções para o cartaz."

O autarca refere que o Teatro Municipal do Funchal "bateu, em 2016, o seu recorde de espetadores", recordando que 48 mil pessoas frequentaram "esta que é a sala de espetáculos mais simbólica da Madeira, o que representa um aumento de 25% em relação a 2014 e coloca a média de ocupação da sala acima da média nacional."

Paulo Cafôfo aponta também que a Câmara do Funchal organizou, desde o início de 2014 e até junho de 2017, um total de 122 eventos de natureza cultural nos mais diversos quadrantes, considerando ser "revelador" da aposta feita na Cultura.

"O Baltazar Dias recuperou a relevância que merecia e tem sido, de facto, a nossa montra mais notável", afirma.

O responsável menciona que, além dos três espetáculos do Teatro Nacional D.Maria II, de Lisboa, haverá "várias outras novidades, à semelhança dos últimos anos".

A encenação de "Lear", inspirada no "Rei Lear", de William Shakespeare, está programada para janeiro de 2018.

Em maio será a vez de subir ao palco o projeto "Sweet Home Europe", um texto do autor italiano Davide Carnivale, "representado pela primeira vez em Portugal, sobre o confronto entre homens de poder de países ricos e países pobres", como destaca o comunicado.

Este espetáculo será dirigido pelo encenador João Pedro Mamede, contando no elenco com os atores Margarida Vila Nova, João Vicente e o próprio João Pedro Mamede.

A "Montanha Russa", encenada por Miguel Fragata e Inês Barahona, é o espetáculo musical programado para junho do próximo ano, versando o tema da adolescência, que terá a presença da cantora dos Clã, Manuel Azevedo.

AMB // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.