Escola Básica do Parque das Nações vai ter capacidade para 900 estudantes até ao 3.º ciclo

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 jul (Lusa) - A segunda fase da construção da Escola Básica do Parque das Nações, em Lisboa, foi hoje apresentada, vai ter capacidade para 900 alunos, mas o Governo não adiantou quando começam as obras nem o valor do investimento.

Depois de estar há sete anos à espera de ser concluída, a secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, esteve hoje naquela escola a apresentar o projeto para a construção das valências que ficaram por construir.

A Escola Básica do Parque das Nações estava projetada para lecionar até ao 9.º ano, mas tem instalações apenas para o jardim-de-infância e para o 1.º ciclo (até ao 4.º ano).

Faltam-lhe ainda espaços como um refeitório ou um ginásio.

Em declarações à Lusa, a secretária de Estado disse que as prioridades desta segunda fase do projeto são "as salas e todas as partes comuns que permitam colocar o 2.º e o 3.º ciclo a funcionar nesta escola".

Assim, além das salas de aula e de convívio, vai ser ainda construída a biblioteca, o auditório, o refeitório, o bar/cafetaria, assim como o pavilhão desportivo e áreas de jogo.

Depois de concluída, a escola vai ter capacidade para 900 alunos, divididos em cerca de 32 turmas.

Contudo, a governante não conseguiu indicar uma data para o início das obras.

"Prefiro não avançar com uma data concreta", disse à Lusa Alexandra Leitão.

Em março do ano passado, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, tinha dito no parlamento que a conclusão daquela escola é "prioritária" e teria início ainda em 2016.

Para a representante do Parque Escolar, Cristina Oliveira, o retomar deste projeto dará aos alunos "uma maior oferta formativa".

Esta fase dedica-se, sobretudo, às "áreas sociais e informais dos alunos" que permitirá a oferta educativa do 2.º e 3.º ciclo na instituição, afirmou.

A construção da primeira fase da Escola Básica do Parque das Nações terminou em dezembro de 2010, tendo a escola sido aberta no segundo período do ano letivo 2010/2011.

Desde então, os pais e encarregados de educação têm realizado abaixo-assinados e várias manifestações a pedir a conclusão da construção daquela escola.

NZP/MCL (MCL) // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.